Terapia familiar é realizada em grupo que visa construir e desenvolver o diálogo entre os membros da família e assim ajudar na melhora de convívio e na conquista de relações respeitosas, harmoniosas e saudáveis. Conflitos e problemas que podem ser discutidos em terapia com por exemplo diferenças de gerações, uso de drogas, alcoolismo, discordâncias em relação à criação dos filhos,…
Problemas ou atraso na fala; falta de interesse em ouvir histórias; dificuldade de seguir rotinas; hiperatividade; atraso no desenvolvimento global; dificuldade de adaptação; inversão de letras, sílabas ou palavras; adição ou emissão de sons; leitura e escrita lenta para a idade; letra ilegível; desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial; falta de concentração, atenção e memória, notas baixas;…
A Alienação Parental é a desconstituição da figura parental de um dos genitores ante a criança, uma campanha de desmoralização desse genitor manipulada com o intuito de transformar esse genitor num estranho, a criança então é motivada a afastá-lo do seu convívio. Esse processo é praticado dolosamente ou não, por um agente externo, um terceiro e não está restrito ao…
Você sabe o que é “Terrible Twos“? A expressão em inglês faz menção aos terríveis dois anos, nos quais a criança está deixando de ser bebê, mas ainda não tem a inteligência emocional de uma criança mais velha. São muitos choros e birras nessa fase delicada, também apelidada de a adolescência dos bebês. De repente, a criança que outrora era…
A depressão é uma doença psiquiátrica, geralmente crônica considerada um dos problemas de saúde mental mais comuns e mais graves da atualidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão se tornará, em 2020, a segunda principal causa de incapacidade no mundo. As queixas principais são: Tristeza profunda, perda de interesse ou prazer, além de sentimentos de culpa ou…
A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International…
A ansiedade é um transtorno sério, que afeta mais de 260 milhões de pessoas no mundo. Os sintomas são diversos, podendo variar de pessoa a pessoa. Sinais físicos mais comuns são taquicardia, sudorese, tremores e irritabilidade. No plano psicológico, nervosismo, dificuldades de dormir e um medo constante e sem motivo são apenas algumas das manifestações habituais. Por se tratar de…
Cada vez mais comum, principalmente entre crianças e adolescentes, a TDAH, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. Os…
Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento em si é uma linha teórica da psicologia, assim como a Psicanálise, Psicologia Cognitiva ou Psicodrama. Cada linha teórica trabalha de uma maneira diferente. No caso da Análise do Comportamento, trabalhamos com comportamentos que podem ser observados e modificados. Basicamente, trabalhamos…
TEA (Transtorno Espectro Autismo) Mais conhecido como Autismo é uma das síndromes do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Tem como características comprometimento da comunicação, interação social, comportamento estereotipados e repetitivos, atraso no desenvolvimento e déficits de aprendizagem, anormalidade específica a condição cerebral neurológicas de origem complexas. Sinais que a criança demonstra na primeira infância que causam preocupação e ansiedade nos pais,…
Eu perguntaria à um ateu o quanto ele não acredita em Deus. E ainda, se ele não acredita em Deus o suficiente para deixar de negar Deus constantemente, de minuto a minuto. Eu perguntaria à um crédulo o quanto ele acredita em Deus. E ainda, se ele acredita em Deus o suficiente para deixar de afirmar a presença de Deus…