A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002).

Alguns sinais na Pré-escola
– Dispersão;
– Fraco desenvolvimento da atenção;
– Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem;
– Dificuldade de aprender rimas e canções;
– Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
– Dificuldade com quebra-cabeças;
– Falta de interesse por livros impressos;

Alguns sinais na Idade Escolar
– Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
– Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
– Desatenção e dispersão;
– Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
– Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
– Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
– Confusão para nomear entre esquerda e direita;
– Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
– Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;

Muito importante ao observar alguns desses sinais procurar ajuda profissional, para que se realize avaliação de equipe multidisciplinar para um bom acompanhamento da criança.

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